Hoje fui à reunião para inscrição no processo de adoção. Não vou negar que tremi de nervosa só de saber que o primeiro passo seria dado.
A reunião foi informal, cerca de 10 pessoas compareceram. Sentados em círculo numa salinha do Fórum, a Assistente Social entregou uma lista contendo a documentação necessária para a abertura do processo e foi explicando cada item. Basicamente, as exigências são as mesmas em todo lugar. O que nos solicitaram foi:
- Certidão negativa de antecedentes criminais
- Comprovante de renda familiar
- Declaração de saúde mental e física feita por um médico (não precisa ser psicólogo)
- Declaração de idoneidade moral de duas pessoas (não familiares)
- Fotos atuais do casal pretendente e da casa
Tudo isso é muito razoável, na minha opinião. E olha que detesto juntar papelada. Trata-se de uma relação mínima de documentos que apenas dizem que você: tem amigos, tem família, mora em uma casa normal, não é louco, tem condições financeiras para criar uma criança, não é um criminoso. Simples.
Esclarecido cada ponto da documentação, ela passou a falar sobre a tão temida "fila de adoção", sobre o cadastro nacional, a demora nos processos, etc. Em resumo, ela deixou uma coisa bem clara: o que mais conta pontos para os adotantes é a motivação. Ou seja, o que levou o casal a optar pela adoção e como a adoção é vista por eles. Todos os argumentos foram bastante razoáveis, alguns um pouco desanimadores (a demora nos processo de destituição familiar, as mil e uma tentativas de reintegração da criança à família biológica, etc).
Mas essa fila é um pouco ilusória. Primeiro por que uma das razões de ela não andar está nas exigências dos casais (a preferência por meninas recém-nascidas brancas continua), segundo pq não é uma fila linear, as crianças aptas para adoção são encaminhadas para as famílias que o juiz declarar mais adequadas naquele caso específico. Resumindo, cada caso é um caso.
Bom, tenho mil e uma impressões e comentários para fazer acerca dessa reunião, então vou separar isso tudo em posts para não escrever uma bíblia hoje. Só para finalizar, teremos que realizar um cursinho breve, são 3 encontros que servirão mais para trocar experiências e entender melhor como será essa jornada incerta.
Ótimo, Vi! Esse vai ser um processo mto interessante de acompanhar, por ser diferente no aspecto do que consiste a luta e também porque é algo que poucos casais buscam.
ResponderExcluirEu e a Lore, que desejamos mto enfrentar esse processo futuramente, estaremos sentadinhas atentas a tudo de novo que vcs trouxerem pra gente. E claro: levantando plaquinhas de GOOD LUCK.
Beijos e que venha o beibe!
então só serviu pra aumentar a ansiedade é isto?
ResponderExcluirAté eu tô tensa ! rssss
bjs
Piu
olha nos estamos em um processo de construir ou comprar uma casa mas logo vamos parar na adocao tbm estamos so esperando estar mais preparada financeiramente e com nosso canto
ResponderExcluirvou acompanhar bem de pertinho boa sorte
Muito bacana vocês compartilharem esse processo. :-)
ResponderExcluirhttp://nossafuturagravidez.wordpress.com/
bjs
Nossa Vivi, bem diferente daqui né??!!!...Vc foi sozinha mesmo? Aqui, se o casal não fosse junto não ganhava o certificado, agente teve que assinar uma lista..
ResponderExcluirAh que ansiedade viu..ando c o telefone a tira colo agora, esperando a "tal" ligação...
Aguardo o post da segunda reunião!!
Bjão querida!!
http://geradonocoracao.blogspot.com/
Vivi, como foi a segunda reunião?? To curiosa..vcs ja juntaram a papelada td??
ResponderExcluirAh, eu to aqui, na maior ansiedade esperando uma ligação...aff
Bjão