quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Primeira reunião: check

Hoje fui à reunião para inscrição no processo de adoção. Não vou negar que tremi de nervosa só de saber que o primeiro passo seria dado.
A reunião foi informal, cerca de 10 pessoas compareceram. Sentados em círculo numa salinha do Fórum, a Assistente Social entregou uma lista contendo a documentação necessária para a abertura do processo e foi explicando cada item. Basicamente, as exigências são as mesmas em todo lugar. O que nos solicitaram foi:

- Certidão negativa de antecedentes criminais
- Comprovante de renda familiar
- Declaração de saúde mental e física feita por um médico (não precisa ser psicólogo)
- Declaração de idoneidade moral de duas pessoas (não familiares)
- Fotos atuais do casal pretendente e da casa

Tudo isso é muito razoável, na minha opinião. E olha que detesto juntar papelada. Trata-se de uma relação mínima de documentos que apenas dizem que você: tem amigos, tem família, mora em uma casa normal, não é louco, tem condições financeiras para criar uma criança, não é um criminoso. Simples.

Esclarecido cada ponto da documentação, ela passou a falar sobre a tão temida "fila de adoção", sobre o cadastro nacional, a demora nos processos, etc. Em resumo, ela deixou uma coisa bem clara: o que mais conta pontos para os adotantes é a motivação. Ou seja, o que levou o casal a optar pela adoção e como a adoção é vista por eles. Todos os argumentos foram bastante razoáveis, alguns um pouco desanimadores (a demora nos processo de destituição familiar, as mil e uma tentativas de reintegração da criança à família biológica, etc).

Mas essa fila é um pouco ilusória. Primeiro por que uma das razões de ela não andar está nas exigências dos casais (a preferência por meninas recém-nascidas brancas continua), segundo pq não é uma fila linear, as crianças aptas para adoção são encaminhadas para as famílias que o juiz declarar mais adequadas naquele caso específico. Resumindo, cada caso é um caso.

Bom, tenho mil e uma impressões e comentários para fazer acerca dessa reunião, então vou separar isso tudo em posts para não escrever uma bíblia hoje. Só para finalizar, teremos que realizar um cursinho breve, são 3 encontros que servirão mais para trocar experiências e entender melhor como será essa jornada incerta.

6 comentários:

  1. Ótimo, Vi! Esse vai ser um processo mto interessante de acompanhar, por ser diferente no aspecto do que consiste a luta e também porque é algo que poucos casais buscam.

    Eu e a Lore, que desejamos mto enfrentar esse processo futuramente, estaremos sentadinhas atentas a tudo de novo que vcs trouxerem pra gente. E claro: levantando plaquinhas de GOOD LUCK.

    Beijos e que venha o beibe!

    ResponderExcluir
  2. então só serviu pra aumentar a ansiedade é isto?
    Até eu tô tensa ! rssss

    bjs

    Piu

    ResponderExcluir
  3. olha nos estamos em um processo de construir ou comprar uma casa mas logo vamos parar na adocao tbm estamos so esperando estar mais preparada financeiramente e com nosso canto


    vou acompanhar bem de pertinho boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana vocês compartilharem esse processo. :-)

    http://nossafuturagravidez.wordpress.com/

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa Vivi, bem diferente daqui né??!!!...Vc foi sozinha mesmo? Aqui, se o casal não fosse junto não ganhava o certificado, agente teve que assinar uma lista..

    Ah que ansiedade viu..ando c o telefone a tira colo agora, esperando a "tal" ligação...

    Aguardo o post da segunda reunião!!

    Bjão querida!!

    http://geradonocoracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Vivi, como foi a segunda reunião?? To curiosa..vcs ja juntaram a papelada td??
    Ah, eu to aqui, na maior ansiedade esperando uma ligação...aff

    Bjão

    ResponderExcluir