domingo, 16 de outubro de 2011

Urubus da vida moderna

Como a adoção sempre foi um tema presente em nossas vidas, frequentemente lemos e conversamos sobre o assunto. Um blog que acompanhei desde o princípio foi o www.epinion.com.br/adocao, que depois virou o livro "A Aventura da Adoção".

Hoje volto a ler os poucos posts com outros olhos, já me imaginando no lugar deles, que compartilharam todas as experiências, angústias e ansiedades antes de ter o filho tão sonhado no colo. Uma delas já estamos vivenciando, antes mesmo de iniciar o processo: são os amigos e conhecidos urubuzentos. Com certeza vocês já devem conhecer alguém assim. Urubuzentas são aquelas pessoas que, por maldade, ignorância, preconceito ou falta de noção mesmo, opinam sobre a sua vida de forma negativa, prevendo desgraças e problemas que você poderá enfrentar tomando esta ou aquela decisão. É um tal de "dar força contra" que, me desculpem os mais evoluídos espiritualmente, a mim irrita horrores!

Eis que comentávamos felizes sobre nossos planos de adoção em um grupo de amigos, quando escutamos coisas do tipo: "ih mas vocês vão ter muito problema com isso", "aguardem, quando ele chegar na adolescência vai ser só estresse", "conheço casos de pessoas muito boas que se ferraram pq adotaram", etc.

Não preciso reforçar aqui que isso, além de ser extremamente deselegante, é de muito mal gosto. Me ponho a pensar em quanto essa justificativa de "isso vai ser um problema" afasta as pessoas de experiências ricas e gratificantes. Será que essas pessoas imaginam que vida significa o quê? Um mar sem ondas, um campo sem vento? Querem se enviar numa bolha e evitar tudo o que possa desviá-los de uma vida perfeitamente controlável?

Isso sem falar na dificuldade de se comprometer. Andei ouvindo muita história de pessoas que adotam e, depois de meses ou anos devolvem a criança. Como assim devolvem? Se o filho sai da barriga, você não tem a quem devolver, mas se ele vem de um abrigo, basta complicar sua vida e você desiste dele? É como um produto no mercado, como comprar uma geladeira: você compra, acha linda e funciona super bem. Mas quando começa a apresentar defeito, corre pra devolver antes de acabar a garantia... Se acaba a garantia faz o que? Joga no lixo? Imagino que essas são as mesmas pessoas que largam o emprego quando levam um puxão de orelha do chefe, que largam a esposa ou o marido quando conhece as manias chatas, que rompem uma amizade porque não concordam com um ponto de vista do outro, que abandona o cachorro porque ele fez xixi no tapete.

Adoção é uma surpresa, uma expectativa. Assim como a gestação. Ter um filho que nasceu do coração ou da barriga só difere nas características básicas. Você pode dar a luz a um filho que se tornará um adolescente problemático, com ódio do mundo, ou então pode ter cárie, alergia, precisar de óculos, de aparelho nos dentes, ele pode ter dislexia, pode ter uma deficiência de cálcio, nascer surdo, pode perder uma mão, quebrar o pé, pode nascer com síndrome de down, pode ter paralisia infantil, caxumba, gripe, asma, sarampo, pode ser hiperativo, canhoto, tímido, esperto, pode ter dificuldade de aprender matemática, pode sofrer bullying, praticar bullying, pode colocar um sapo na sala do diretor da escola, pode fazer você perder trabalho por causa de uma dor de barriga.

Ele pode ser e fazer tanta coisa que você não imagina! Se você engravida ou entra na fila da adoção, naturalmente sabe que tudo isso é possível, mas a única coisa que você quer é viver a experiência de ter um filho, de ser mãe, de sentir esse amor incondicional e entender qual é a graça de ouvir a mesma música besta 20 mil vezes só para curtir o sorriso do seu bebê. Então já é hora de essa gente acordar desse sonho neurótico de vida cor-de-rosa e se propor uma vida normal. Isto é: com erros, falhas, imperfeições, contratempos, acidentes... Enfim, com "problemas".

4 comentários:

  1. É verdade, esse post falou tudo.
    Sabem, o que eu já ouvi de absurdos também sobre adoção não é brincadeira! Minha família mesmo é uma que fala muita abobrinha a respeito. Meu pai então, nossa, é a ignorância em pessoa! Um dos motivos que eu tenho até medo caso for adotar uma criança algum dia é dela ser rejeitada pelo meu pai, porque ele acha que todo filho adotivo é problemático, sem exceções! Minha mãe era louca para ter outro filho (sou filha única), mas não podia, então quando eu era criança ela encontrou uma menina recém nascida para adotar, e meu pai não aceitou de jeito nenhum porque disse que não ia conseguir amar aquela criança. Como pode, né?! E o pior é que tem muita gente que ainda pensa dessa forma!

    Enfim, fechem seus ouvidos para esses comentários infelizes, é a melhor coisa que vocês fazem. Até porque, em qualquer área da vida, sempre vai ter alguém para querer desanimar a gente de fazer qualquer coisa, neh?!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fico muito triste com esse tipo de comentário sabe? Eu sei que não podemos dar ouvidos mas para mim tbm é muito difícil, realmente é algo que me chateia muito.
    O que me deixa mais chocada são comentários do tipo "será que vc vai amar o que não é do seu sangue?" "todo adotado é problemático" quando eu francamente penso e sinto que filho é filho, independente da via de parto e ponto final. Li um texto uma vez com o qual me identifiquei muito, "o coração que engravidou" e assim que me sinto, de coração 'grávido' e esperando em Deus a hora do meu filho vir, como quer que seja.Estarei pronta para amar e cuidar, e também para enfrentar o que a vida me proporcionar!
    Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Pessoas que pensam assim, não são puras de coração, e nunca se realizarão como seres humanos.
    A doce arte de ser mãe não são para todos.
    Tenho 1 sobrinha adotiva que é nada mais nada menos do que a "cara" da família... isto chama amor !

    Bola pra frente, sem dar ouvido a monstros !

    bjs Piu

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post e concordo em número, gênero e grau. Na minha caminhada tenho ouvido mais coisas boas do que ruins, mas sempre tem alguém que vem com um comentário desnecessário. o que vale é o que vai na nossa cabeça e coração. Bjos

    ResponderExcluir