domingo, 25 de março de 2012

Terceiro Encontro - Projeto Romã

É impressionante o que somos capazes de fazer por uma declaração de 100% de aproveitamento do curso. O terceiro encontro, que era o que eu mais aguardava já que o tema era deveras interessante, no fim foi frustrante e altamente tedioso.

A psicóloga que deu o curso sábado era simpática, pobrezinha. Realmente ela estava se esforçando para fazer aquilo tudo funcionar, só que acho que o esforço estava indo para o lado errado. Para começar, acho que ficamos praticamente uma hora naquele silêncio constrangedor cada vez que ela perguntava "o que vocês esperam? vamos pessoal participem, me contem sobre o que vocês pensam sobre isso e aquilo". Me senti na escola, quando a professora quer ouvir "o que os alunos acham" e NINGUÉM está disposto a falar.

Não satisfeita, ela seguiu encontro adentro nessa linha professoril. Aquilo foi causando uma irritação tão grande   que foi preciso um esforço sobrenatural para me manter presa à cadeira. E assim se arrastou a manhã do dia 24. Passamos mais de uma hora falando sobre "contar ou não contar que o filho é adotivo", assunto que, da minha parte, é mais do que desnecessário. É antiquado e novelesco.

Também passamos um bom tempo divagando sobre o sentimento de adotar e sobre o que uma criança pode sentir ao chegar em um novo lar. Novidades zero. Em dado momento, já nos reuníamos em pequenos grupos de fofoca, todos ficaram desanimados com a fraquíssima exploração do assunto (não sou a única ranzinza ok? rs).

No final, preenchemos um questionário sobre o curso e recebemos o certificado de participação. Agora temos que levar o documento até o fórum para que eles o anexem ao processo.

Bem, como minha expectativa sobre o último encontro foi brutalmente assassinada, agora aguardo ansiosa pela entrevista na quinta-feira. Detalhe: pelo que percebi no sábado, nós ficamos para o final da fila da assistente social, visto que a maioria dos casais foi entrevistado na semana passada. Tentei sondar o pessoal e acabei ouvindo uma coisa que não gostei: parece que o "habilitados" será dado apenas lá pelo mês de julho.

Julho?? Humpf.

6 comentários:

  1. Meninas, todo mundo nesses encontros sabem que vocês são um casal de mulheres? Como é a aceitação, tudo numa boa?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi! A aceitação foi super tranquila, ninguém fez caras e bocas, não sentimos nenhum sinal de preconceito. Nem por parte dos casais, nem por parte dos palestrantes.

    No decorrer do curso, sentimos inclusive um cuidado especial do projeto em nos incluir. Falaram exclusivamente sobre os direitos conquistados com a legalização da união estável, sobre a evolução da compreensão desse novo cenário brasileiro, da diversidade das composições familiares atuais, etc.

    Em termos, nós também nunca chegamos como quem pede desculpas por ser um casal "diferente", muito menos escondemos algo. Nos expomos como um casal e ai de quem se arriscar a falar algo contra! rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, fico super satisfeita quando vejo casos assim! Que bom que nós estamos conseguindo nosso espaço! Tô adorando acompanhar as conquistas de vocês 2 com a adoção (e a FIV, claro)!

      Bj

      Excluir
  3. Vivi, que chato! O meu curso foi cheio de altos e baixos também... Tive que assistir uma palestra dada pela promotora da Vara de Infância. Odiei a mulher, odiei o jeito que ela abordou o trabalho dela, o funcionamento da justiça, etc. Ela chegou com uma postura bem do tipo "estamos fazendo o possível, a coisa é lenta sim, e vocês que dêem-se por satisfeitos." Só faltou falar: ninguém mandou querer adotar. Mas nesse caminho a gente encontra uma porção de gente bacana tb. Então apaguem da memória esse encontro. Sobre a habilitação sair só em julho... vc sabe o porquê? Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lene sei lá viu, eu estava super feliz com tudo andando tão rápido, aí veio esse balde de água fria. Não sei o motivo de tanta demora, mas vou perguntar na minha entrevista sem dúvida!

      Sobre o encontro, pode ter certeza que dei uma boa deletada nessas coisas chatas rssssss bjãoo

      Excluir
  4. Ai Vivi..Haja coração!!! O duro é perder o sabado para ouvir $#@%...

    Agora, tente ver pelo lado positivo, a sua habilitação ai em julho..la pelas tantas eu ainda estarei nas entrevistas com as AS...kkkkk..tenho que rir para não chorar de desepero...

    Essa ultima semana tanta gente veio me desiludir, nossa...mas tantas...Duas psicologas vieram por meios diferentes, me dizer q a adoção aqui em São Carlos é mega complicada, que eu devia partir para a FIV...:(

    ResponderExcluir